ESTATUTOS

A Liga Africana é uma organização centenária da sociedade civil angolana recriada em 1996 abrigo da Lei 14/94 de 11 de Maio, como sucessora da Liga Angolana e da Liga Nacional Africana, instituídas respectivamente em 1912 e 1930, e que desempenharam um importante papel na formação e acolhimento dos mais célebres nacionalistas e na promoção de ideais independentistas, até ao último quartel do século XX. Desde 1996 foi reconhecida com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública pelo Governo da República de Angola.

Desenvolve projectos de carácter social e acções que valorizam o nacionalismo e o resgate de valores morais, cívicos, culturais e sociais.
Tem a sua sede no edifício da Liga Nacional Africana, na Rua do mesmo nome, com o Nº 76/E em Luanda.

Como registo histórico, a Liga Nacional Africana foi uma organização criada em 17 de Julho de 1930 com publicação no então Boletim Oficial do Governo Português II Série de 29 de Julho de 1930; As reuniões com o objectivo de se criar a LNA realizaram-se em casa de Gervásio Ferreira Viana - Rua do Carmo - Ingombota - Luanda; Sabe-se que o Governo Português permitiu a criação da LNA com o objectivo de melhor controlar os movimentos dos nacionalistas Angolanos e a LNA foi criada tendo como base "... actvidades, culturais, recreativas e desportivas ..."

A Liga Africana tornou-se Observador Consultivo da CPLP por aceitação do seu processo de candidatura, aprovado pelo Conselho de Ministros da CPLP que decorreu em Dili, em 24 de Julho de 2015.

Os estatutos da Liga podem ser vistos em Anexo.

Estatutos da Liga Africana
Publicação de Diário da República
REGULAMENTO / CÓDIGO DE ÉTICA

A Liga Africana pauta-se por principios de Ética que pretendemos elevados e por tal razão foi criado um Regulamento que rege a actividade da Liga.

Acreditamos que todos os Orgãos e membros cumprem tanto os Estatutos com o Regulamento e como tal consideramos que a Liga está a cumprir o seu papel na Sociedade e a confiança que lhe foi dada pelo Estado ao ser considerada uma Organização de Utilidade Publica.

O regulamento pode ser visto em anexo. 

Regulamento da Liga Africana